segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os Ensinamentos de Confúcio

Olá minhas queridas...
Antes de mais quero vos dizer que estive muito tempo ausente, porque não conseguia aceder ao meu blog.
Será que alguém me pode dizer o que se passa?! Já não é a primeira vez que isto acontece.
Hoje trago vos uma mensagem que partilharam comigo e tomei a liberdade de colocar aqui no blog para vos mostrar... Por vezes nos deparamos com certas questões sobre a nossa vida e aquilo que nos rodeia, e as respostas que neste trecho do livro "Os Ensinamentos de Confúcio" nos diz, são bastantes interessantes para ler e reflectir :)


- trecho do livro Os Ensinamentos de Confúcio -
“...sobre um rei que passava cada um dos seus dia a reflectir sobre três questões fundamentais: Quem é a pessoa mais importante do mundo? Qual é a coisa mais importante? Quando é o momento mais importante para se agir?
O rei colocou estas três questões à sua corte e aos seus ministros, mas ninguém conseguiu dar-lhe uma resposta, e ele sentiu-se muito desmoralizado.
Depois deste episódio, o rei saiu vestido como um homem comum e dirigiu-se a um lugar remoto onde encontrou abrigo para passar a noite na casa de um velho.
A meio da noite, acordou sobressaltado com um barulho que vinha da rua, e viu um homem coberto de sangue entrar a correr na casa do velho.
Esse homem disse: «Vêm homens atrás de mim para me prender!» O velho respondeu: «Nesse caso abriga-te aqui durante um bocado» , e foi arranjar-lhe um sítio para ele se esconder.
O rei sentia-se demasiado assustado para conseguir dormir, e pouco tempo depois viu aparecer alguns soldados a correr, em busca do fugitivo. Os soldados perguntaram ao velho se ele tinha visto alguém passar por ali. O velho respondeu-lhes: «Não sei de nada, não está aqui mais ninguém.»
Em seguida os soldados foram-se embora. O homem que se tinha escondido ali proferiu algumas palavras de gratidão e foi-se embora. O velho fechou a porta e voltou para a cama.
No dia seguinte o rei disse ao velho: «Porque não receou trazer aquele homem para dentro de sua casa? Não teve medo de se estar a meter em sarilhos? Podia ter-lhe custado a sua própria vida! E depois deixou-o ir assim, sem mais nem menos. Porque não lhe perguntou quem ele era?»
O velho respondeu calmamente: «Neste mundo, a pessoa mais importante é aquela que se encontra diante de nós e que está a precisar da nossa ajuda; a coisa mais importante é ajudar quem precisa, e o momento mais importante é neste preciso instante, não podemos atrasar a ajuda, nem por um instante que seja.»
Subitamente, tudo se tornou claro para o rei: aquelas três questões filosóficas sobre as quais tinha andado a reflectir durante tanto tempo ficaram resolvidas naquele instante.”

E por hoje é tudo...
Obrigada :)
Beijos Felizes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário!
Responderei a todos os vossos comentários, logo que me seja possível, no próprio post.
Beijos Felizes!